terça-feira, 18 de novembro de 2008

Cine Teatro e Eventos Emacite um pouco de sua história.

O cinema é um marco histórico e há sinais principalmente arqueológicos que comprovam a antiga preocupação do homem com registros de movimento.
O badalado cinema foi palco de inúmeros acontecimentos que permanecem na memória cultural de riomafra. Percebidos por muitas pessoas o Cine Teatro e Eventos Emacite não só difunde em filmes, mas também elucida eventos culturais, que voltou a movimentar as cidades nós últimos tempos.
Com o intuito da criação de algo que mudasse a cidade, o cidadão mafrense José Rauen mais conhecido como Juca Rauen, idealizava a construção de um projeto que constituía Hotel, Cinema e Restaurante, no ano de 1940. O objetivo primordial da Empresa Mafrense de Cinema e Teatro S.A (Emacite S.A) era a exploração do comércio cinematográfico e teatral, relacionando com diversões públicas permitidas por lei conforme relata o estatuto da Empresa de Cinema e Teatro S.A.
Tendo como sócio o mafrense Alfredo Herbest que disponibilizou parte de seu capital subscrito com um terreno situado a Rua Coronel Victorino Bacelar e Praça Hercílio Luz, fazendo fundos para a Rua Tenente Adelino, na cidade de Mafra-SC, este com área de 1813,60m², onde foi edificado o prédio destinado ao cinema, objeto da sociedade. Sua construção iniciou-se no ano de 1950, sendo que o projeto inicial não passou de quatro paredes levantadas, devido à paralisação do trabalho.
Em 1958 o engenheiro Rubens Meister retoma com o novo projeto e finalmente sendo concluído no ano de 1961 e neste mesmo ano inaugurado em grande estilo, com acomodação para 901 pessoas.
Com arquitetura considerada uma das melhores do estado de SC, com excelente acústica, reconhecido por especialistas do setor, sendo o ponto alto do cinema, não há ecos em seu interior, tornando-se um dos mais modernos e perfeitos cinemas. Mas como nada dura para sempre e com os avanços tecnológicos e com o surgimento do vídeo cassete em 1988, o cinema sofreu grande queda de público, não podendo mais repetir filmes e sim somente exibir filmes lançamentos.
Em meados do século XX, o Cine Emacite deixou de exibir filmes definitivamente, por não conseguir manter as despesas da sala e pela escassez de público. Com muita coragem foi reaberto no ano de 2005 sobre nova direção e dispondo de ambiente moderno e com estrutura remodelada para acomodar 717 pessoas.
Hoje o Cine Teatro e Eventos Emacite, nos proporciona momentos de entretenimento e lazer. Graças as pessoas que acreditam e contribuem para que este grande espaço não pare jamais de contribuir para o crescimento cultural de toda a população. É a cultura que permeia a diferenciação e a organização dos mesmos numa sociedade interligando cultura e comunicação, buscando o comunicar e o expressar. O cinema é um meio de entretenimento, de informação e comunicação.
Fonte: GAZETA de RioMafra, edições 1996,1989,1992

Um comentário:

Blaset disse...

Ficou mto bom!!! Muito lindo !!! Parabens!!!!